Buscar
  • Marcos Galasso

Quanto ganha um médico no Canadá?

Olá pessoal,


Hoje vou falar sobre um tema que desperta bastante curiosidade nos médicos brasileiros! Sempre recebo perguntas sobre qual é a remuneração de um médico no Canadá! Confira meu vídeo sobre esse tema clicando aqui!



A primeira coisa que devemos ter em mente ao considerar a remuneração médica no Canadá é não converter o valor reportado em dólares canadenses (CAD$) para reais (R$), o que provavelmente é a primeira coisa que a maioria dos brasileiros fazem. Isso porque o profissional ganhando a remuneração no Canadá tem seus gastos e custo de vida em dólares canadenses. Então, devemos sempre considerar a remuneração do profissional no ambiente em que ele está inserido, tendo o custo de vida do local em que ele reside e pensando na proporção que esses gastos representam daquela remuneração.


De acordo com o que é reportado na mídia em geral, o salário médio de um médico no Canadá é cerca de CAD$307.000,00. Adicionalmente, dados do Instituto Canadense de Informações de Saúde (Canadian Institute for Health Information – CIHI) mostram que o acréscimo salarial para médicos Canadenses têm diminuído. Em 2016-2017, por exemplo, a média de pagamentos brutos para os médicos permaneceu virtualmente inalterada, um aumento de apenas 0,6% em relação ao ano anterior (sendo esse incremento menor do que o reportado nos anos anteriores).

A média de pagamentos brutos variou de CAD$342.000,00 na província de Newfoundland and Labrador a CAD$386.000,00 na província de Alberta. Deve-se considerar que, para a maioria dos médicos, os pagamentos clínicos brutos cobrem os gastos de manter sua clínica, então este valor não é o equivalente ao que os médicos realmente embolsam.


Outro dado importante é que foi reportado um total de 86.644 médicos no país em 2017, o equivalente a 234 médicos para cada 100.000 habitantes. Além disso, essa pesquisa relatou que o número de médicos continua a crescer em uma taxa mais alta do que a taxa de crescimento da população (pelo 11º ano consecutivo).



Alguns fatos e números interessantes sobre médicos no Canadá:

- A média de pagamentos clínicos brutos para médicos de família diminuiu pouco menos de 1% em 2016-2017 para CAD$277.000,00. Os pagamentos para médicos especialistas e cirurgiões especialistas tiveram um pequeno aumento de cerca de 1%, trazendo a média dos pagamentos clínicos para CAD$357.000,00 e CAD$477.000,00 respectivamente.

- Mais mulheres: Entre 2013 e 2017, o número de médicas mulheres aumentou em 19,2% e o número de médicos homens aumentou em 6,8%.

- Boas notícias para os estrangeiros e médicos com o sonho de vir para o Canadá: Cerca de 30% dos médicos de família e 22,5% dos médicos especialistas receberam seu diploma médico fora do Canadá. Dentre os médicos treinados internacionalmente, 30% são destes países: África do Sul, Índia e Reino Unido.


Concluindo, espero ter esclarecido um pouco das dúvidas que recebo sobre quanto ganha um médico no Canadá. Minha intenção não era fazer um estudo aprofundado, mas dar uma pincelada neste tema de tanto interesse para os médicos brasileiros e estrangeiros que pensam em imigrar para o Canadá.


Um abraço,


Dr. Marcos

20 visualizações

© 2019 Dr. Marcos Galasso. Todos os direitos reservados